Reunião com China impulsiona futuros nos EUA; ouro, petróleo têm semana de alta
Os futuros dos índice acionários nos Estados Unidos registravam alta nesta sexta-feira, refletindo o anúncio de ontem de que altos funcionários do país e da China devem se reunir semana que vem para discutir formas de implementar soluções às disputas comerciais. Também, a Câmara dos Deputados dos EUA aprovou uma lei para encerrar a paralisação do governo, mas que não deve avançar no Senado.
Baixe o Infográfico: 5 motivos – Por Que Investir na Bolsa Agora É Um Bom Negócio
Os futuros do índice S&P500 avançavam mais de 1% após queda de 2,5% do índice principal na quinta-feira. Os contratos do Dow Jones Industrials e do Nasdaq também mostravam altas significativas. O movimento, que se consolidou ao longo do pregão asiático e permeou as bolsas chinesas de otimismo, se estende às ações europeias ligadas às exportações, como mineradoras e montadoras. Os papéis do setor de energia subiam mundo afora após o salto nos preços do petróleo. O petróleo bruto WTI subiu até 1,7%.
Baixe o E-book O Guia Completo de Como Ter Sucesso Nas Operações de Day Trade
Mesmo assim, o balanço da semana tende a ser misto. Com a alta volatilidade gerada por incertezas crescentes nos mercados, o ouro tornou-se a principal commodity em 2019. Os motivos? A deterioração do quadro global e de possível afrouxamento na taxa de juros do Federal Reserve dos EUA. A guerra comercial EUA-China disparou temor de paralisação nas duas maiores economias do mundo. O rali no ouro, que ultrapassou a barreira psicológica dos US$1.300 a onça, tem mais catalizadores lá na frente, com o Brexit sendo um deles.
A seguir o desempenho dos principais mercados às 07h30:
* $USD: O dólar americano recuava 0,17% ante seus pares, de acordo com o índice DXY.
* $USTY10: O rendimento dos Treasuries de dez anos subia 2 pontos-base para 2,599%, mostrando alívio na aversão ao risco.
* $DJIA: O futuro do Dow Jones Industrials apontava para abertura em alta de 0,93% com as conversas EUA-China.
* $SP500: O futuro do S&P500 disparava acima de 1%.
* $NKY: O Nikkei da bolsa de Tóquio despencou 2,26% no primeiro pregão após a virada do ano, refletindo tombo da véspera nas bolsas americanas.
* $VIX: A volatilidade medida pelo VIX recuava 4,4%.
* $GOLD: O contrato de ouro para entrega em fevereiro operava estável após forte alta na semana.
* $BRENT: O contrato Brent subia 1,7% para US$56,92, em sinal de estabilidade com o cenário para a guerra comercial e os cortes de oferta da commodity.
* $SXXP: O índice pan-europeu Stoxx600 sobe 0,84%.
* $SHCOMP: O Xangai Composto subiu 2,05% após a notícia da reunião ministerial de comércio entre China e os EUA nos dias 7 e 8 de janeiro.
* $IO62: As conversas EUA-China impulsionaram alta no contrato contínuo do minério de ferro negociado em Dalian, que avançou 3,2% para 511 iuanes.
O post Reunião com China impulsiona futuros nos EUA; ouro, petróleo têm semana de alta apareceu primeiro em Fast Markets.
First published here: Reunião com China impulsiona futuros nos EUA; ouro, petróleo têm semana de alta
